Ferramentas colaborativas

Compartilhe!


    Buraco na rua, problemas próximos à sua casa? Vá no Fixmystreet!

    Quem curte o tema deve ler Tools for Open Government (apenas em versão inglês).

    O artigo conta a experiência de quatro pessoas que manjam em criações de ferramentas colaborativas e possuem, ao mesmo tempo, domínio no formato de jornalismo on-line. O caso mais interessante do texto é o Fixmystreet (não o conhecia).

    A idéia confirma a colaboração como um segmento jornalístico bem conhecido: Jornalismo Regional. O serviço permite disponibilizar problemas, danos, casos que acontecem próximo a sua residência. Você tira uma foto, filma, faz o que quiser. Depois é a hora de reclamar.

    Essa é uma excelente forma de colaboração e demonstra a insatisfação do cidadão com os serviços públicos. O fato, ao menos engraçado, é que o Fixmystreet levanta àquela idéia de COMUNIDADE, tão antiga e decifrada como um divisor de águas para a MODERNIDADE.

    Segundo dados do site, 186 relatos já foram descritos neste mês (onze dias). Só esse dado estatístico confirma o poder da colaboração e a vontade do cidadão na construção de integração e renovação do local onde reside. Tudo puramente egoísta e altruísta ao mesmo tempo. Porém necessário, don´t u think?

    Compartilhe!