A aposta olímpica [e ultra-positiva] da NBC

Compartilhe!


    NBC gastou e, antes mesmo de acabar os Jogos, já obteve um lucro exorbitante

    Quando a NBC pagou 607 milhões de euros pela transmissão exclusiva das Olimpíadas, muita gente criticou. Um custo alto para uma competição esportiva que dura menos de um mês. A aposta [alta], planejada e que promoveu mudanças de horários de competição, como a natação, promoveu um triunfo histórico. A empresa norte-americana quebrou recordes na TV e na internet, provocou mudanças de pensamento na web e, de quebra, já superou seus gastos antes mesmo de terminar o evento.

    O medo foi superado com resultados que considero surpreendentes.

    Via The New York Times, descobri que os Jogos Olímpicos de Pequim trouxeram números surpreendetemente altos para a publicidade, superando até dados otimistas. NBC teve, simplesmente, 30 milhões de espectadores e 30 milhões de visitantes únicos em sua página página especial olímpica e cerca de seis milhões de vídeos foram compartilhados (olha a força da cidadão).

    Todo essa audiência gerou bons frutos a NBC. Segundo estimativa do Los Angeles Times, a empresa de comunicação já lucrou 679 milhões de euros. Isso mesmo. A quatro dias do fim dos Jogos, NBC já superou seus gastos olímpicos.

    Sinceramente, isso não veio à toa. Apesar da “modesta” segunda posição norte-americana no quadro de medalhas, a NBC contou com o apoio dos atletas do país [vide os ouros de Michael Phelps e o show das ginastas]. Dois fatores extremamente importantes para a construção de um vínculo entre veículo de comunicação e telespectador/leitor/internauta.

    Atualizado: No Brasil, a situação não é diferente. Via Adnews, vi que 12,3 milhões de brasileiros acompanhar o evento pela web no Terra.

    Compartilhe!