Desafio de Craques, um dos bons newsgames produzidos no Brasil

Compartilhe!

    newsgames-desafio-de-craques-estadao

    O Estadão marcou um verdadeiro gol de placa com apenas uma simples e pertinente produção de cunho popular. O veículo lançou e destacou, há poucos dias, o Desafio de Craques, um dos Newsgames mais interessantes e produzidos hoje na web brasileira.

    Desafio de Craques nada mais é do que um Super Trunfo de atuais ou antigos ídolos do futebol nacional. Ao todo, são 48 cartas, mostrando o desempenho de jogadores durante a história Campeonato Brasileiro, que oficialmente começou em 1971.

    O objetivo da brincadeira é tomar todas as cartas do computador. Para tal, você deve escolher um dos melhores atributos ou características que você acredite ter em sua carta e clicar no critério escolhido. O jogo é intuitivo, simples e old-school, ingredientes imprescindíveis para a construção de um bom produto na web.

    Os Newsgames são formatos “experimentais” cada vez mais produzidos por ambientes de informação. Principalmente no exterior. O conceito aproxima e permite que o internauta visualize e busque uma informação correta de forma mais lúdica, intensa e interessante. Não funcionam para notícias consideradas de última hora, mas contextualizam e mostram bons valores para aspectos sazonais.

    Senão me engano, essa prática não é tão “nova” assim. Em 2004, o El País, da Espanha, começou a produzir seus newsgames. O primeiro foi o Play Madrid, envolvendo a questão dos ataques terroristas a Madrid. O objetivo do game era deixar todas as velas acesas, que eram rapidamente apagadas pelos ventos.

    No Brasil, quem está em um bom caminho de visualizar a informação e contextualizá-la de forma lúdica é a revista Superinteressante. Apesar de caracterizá-la de infográficos online – o que eu não concordo – o ambiente conta com produções para ampliar o foco de suas reportagens de capa em sua edição impressa.

    É mais ou menos a idéia “se aprofunde” no site o que você lê no impresso”, tática cada vez mais comum em revistas semanais no país.

    Compartilhe!
      • Paulo B.

        Muito legal este jogo.
        Gostei bastante. Fiquei muito tempo nele!
        Parabéns pelo blog.

      • http://derepente.com.br Rafael Sbarai

        @Paulo,
        é interessante. Você fica bastante tempo em uma mesma página. Além disso, obtém conhecimento brincando =).
        Obrigado

      • Pingback: Game Girl, por Renata Honorato()

      • Pingback: Games invadem o jornalismo « Antenado BR()

      • Freddigiacomo

        Novo newsgame da SUPERINTERESSANTE: Filosofighters http://super.abril.com.br/multimidia/filosofighters-631063.shtml

      • Freddigiacomo

        Novo newsgame da SUPERINTERESSANTE: Filosofighters http://super.abril.com.br/multimidia/filosofighters-631063.shtml