O retorno ao blog

Compartilhe!

    Depois de 15 dias de descanso e postagens programadas com um teor mais acadêmico, retorno com as produções de conteúdo no De Repente. Apesar da ausência, destaco conversas com dois dos profissionais que mais respeito na área.

    No último dia 18,  fui entrevistado por Alec Duarte, professor e jornalista da Folha de S. Paulo. A conversa aborda mudanças no jornalismo, privacidade e como a mídia social contribui em nossa profissão.

    Rafael Sbarai, 23 anos, é um prodígio. Poucas pessoas analisam tão bem os meandros da web (e sua implicação no jornalismo), em português, como ele. E faltam textos em português sobre o assunto. Pessoas, escrevam mais! (…)
    Conversei com ele numa brecha da rotina corrida de quem é repórter e editor de mídia social no site da maior revista brasileira, Veja. O assunto: monocultura do Google, jornalismo participativo, grandes grifes da web.

    Na última semana de 2009, o jornalista Yuri Almeida disponibilizou em seu blog um bate-papo sobre Jornalismo Colaborativo, tema da minha dissertação no mestrado. Segue um excerto do que falei:

    As redes sociais apenas potencializam a possibilidade de reunir conteúdos interessantes de casos específicos. Ficou mais prático e fácil em coletar dados e informações. A única questão é como isso será checado posteriormente para a publicação. O que tornou-se mais eficaz é a comunicação instantânea que permite rapidamente a produção de conteúdos participativos.

    No Portal da Comunicação, falei um pouco sobre meu trabalho em @veja.

    Compartilhe!