“Twitter é uma moda passageira”

Compartilhe!

    Nicholas Negroponte é o pai do Media Lab, o badalado e requisitado laboratório de multimídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Um dos personagens de maior prestígio – e respeito – no mundo acadêmico, o arquiteto de 67 anos tem uma definição clara e bem interessante entre átomos e bits. Diz o pesquisador: “o bit é o menor elemento atômico do DNA da informação”.

    Na última semana, Negroponte concedeu uma entrevista ao diário espanhol El País. E, de certa maneira, fiquei surpreso com a falta de repercussão sobre a conversa. Poucos comentaram o conteúdo. Na ocasião, ele falou sobre comunicação, tecnologia, cultura digital e, claro, plataformas sociais.

    Negroponte foi polêmico e, de forma positiva, explicou a amplificação da gritaria virtual em rede. “Qualquer ato público passa a ser relevante”. A frase veio em boa hora, momento em que a sociedade questiona o ato criminoso de uma estudante por propagar ofensas ao povo nordestino em rede. Falta bom senso – de todos os lados, celebridades ou anônimos – aos viciados nos 140 caracteres do passarinho azul.

    No entanto, o que me chamou atenção foi o olhar crítico sobre o Twitter. Para Negroponte, o microblog é “moda passageira”. “Não creio que ele vá durar muito tempo”, afirma. “É um local em que se perde muito tempo”. O Twitter de amanhã, segundo o pesquisador, é o Facebook.  “Ele me parece mais útil”, finaliza. Nota: Negroponte tem um perfil na rede. No entanto, não usa o serviço diariamente.

    No mais, vale a pena conferir a entrevista em vídeo “A mente é o meio mais poderoso“.

    Posts relacionados
    O Twitter e o século XVIII

    Foto: Billhr.

    Compartilhe!
      • http://nadjapereira.com nannah

        Rafael, admiro Negroponte e percebo que o meu tempo no twitter diminuiu um pouco. Acredito que é porque eu uso o site desde 2008, portanto é muito tempo para se perder tanto tempo. rsrsrs. Quando me tornei mais ocupada, voltei a postar fica no gtalk batendo papo com quem gente mais do meu círculo social. Assim como é o facebook com o seu sistema de chat.

        Bjs.

      • http://nadjapereira.com nannah

        Nossa, ficou todo confuso. Mas deu pra entender…rsrsrs.

      • http://www.ecuaderno.com jlori
      • http://derepente.com.br Rafael Sbarai

        @Nannah,

        entendo o que você diz, rs.

      • http://derepente.com.br Rafael Sbarai

        @Jlori,

        Voy a ver, maestro!

        abraço!