“Jornalismo Empreendedor” na Universidade de Nova York

Compartilhe!

    Há algumas semanas, publiquei em meu perfil no Twitter um post do Lost Remote sobre conselhos aos jornalistas que aspiram ao empreendedorismo no setor. Em tempos de supervalorização e banalização de dados – discussão que foi amplamente valorizada nos últimos dias com o discurso de Tim Berners Lee, pesquisadores de mídia esquecem um ponto crucial no segmento: a falta de modelo de negócios no Jornalismo.

    Sem esse ingrediente, não há como desenvolver receitas de sucesso. Para tentar mudar esse cenário, a Universidade da cidade de Nova York (City University of New York – CUNY) busca se reinventar – e tem uma proposta sedutora para tal.

    Hoje, a instituição vai apresentar o Mestrado em “Jornalismo Empreendedor“.  O curso faz parte do novo plano de estudos do local e terá uma transmissão em streaming para quem quiser acompanhar de longe. Acredito que o evento vai começar por volta das 21h/22h (de Brasília).

    O programa já disponível na rede conta com apresentações sobre novos modelos de negócios para notícias no Jornalismo Digital, com a possibilidade do pesquisador criar seu próprio formato – entenda-se aqui a chance de desenvolver startups de Jornalismo. É a mais uma tentativa de unir esferas acadêmica e de mercado.

    Acredito que o desenvolvimento de empresas de pequena dimensão focadas, principalmente, em inovação vai crescer nos próximos anos. Fugir do lugar-comum é a regra – e, há alguns anos, aumenta o interesse de indústrias tradicionais na criação de parcerias com este mercado.

    O recente exemplo – e que mostra há mercado no exterior aberto a novas idéias – é o projeto de Steven Johnson. Há quatro anos, o escritor desenvolve Outside.in, baseado em geolocalização e que permite reunir informações hiperlocais – apenas dos Estados Unidos, por enquanto -, do que está acontecendo ao seu redor. É o ingrediente inteligente que falta ao Jornalismo. No último mês de 2009, Johnson ganhou apoio de investidores. E, entre eles, está a CNN. É a mídia clássica tentando se reinventar.

    Posts relacionados
    Como o NYT quer ganhar dinheiro com um projeto hiperlocal colaborativo

    Compartilhe!
      • http://perolasdasassessorias.wordpress.com/ Eduardo Vasques

        Excelente a iniciativa, pena que ainda fora da realidade brasileira. Até porque as universidades daqui – em quase todos os cursos – formam empregados e não empreendedores.

        O modelo de negócios é essencial e ninguém encontrou uma boa fórmula ainda. As startups de internet voltaram a ganhar certo corpo, mas o universo do jornalismo é ainda é muito diferente.

        As empresas que apostam e acreditam na web precisam repensar suas contas nas mãos das agências – que tradicionalmente ainda buscam a segurança de grandes meios. Aí sim, talvez, teremos pequenos projetos inovadores recebendo investimentos.

      • http://derepente.com.br Rafael Sbarai

        @Eduardo,
        Totalmente fora da realidade brasileira, mas que ganhará um alarde nos próximos meses – e você tem razão: instituições formam empregadores e não empreendedores. Uma pena.