Curso de Inovação, Gestão e Empreendedorismo em Comunicação Digital na FAAP

rafaelsbarai
De Repente
Published in
4 min readMar 7, 2016

--

Estão abertas as inscrições para o curso de Inovação, Gestão e Empreendedorismo em Comunicação Digital da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). O programa, com duração de cinco meses, faz parte de um dos projetos dos quais terei apreço por unir a essência e inteligência de companhias digitais que buscam inovação em seu segmento e operam com uma lógica de experimentação rápida, segundo a qual apenas ideias que logo se mostram promissoras recebem mais investimentos. O objetivo é nobre: lançar luz a projetos em que o participante tenha condições de criar o seu próprio empreendimento de comunicação ou incrementar inteligência à empresa com a qual trabalha. A extensão faz parte do NiMD (Núcleo de Inovação Digital) — confira todos os cursos oferecidos.

O programa é símbolo do retrato do cenário de um processo de evolução — e crise — da Comunicação e atende aos profissionais de mercado que buscam atualização de conhecimento no universo digital, sobretudo no campo do Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda. Nele, serão discutidos assuntos relativos à formação cultural para pensar, produzir e criar conteúdos — dos textos aos vídeos, das redes sociais aos aplicativos.

BuzzFeed, Uber, Facebook, Google, Twitter, Quartz, New York Times, entre outros, serão esmiuçados por uma lupa

Também terá espaço para o desenvolvimento de plano de negócios, compreensão dos maiores interessados — os consumidores finais — , por meio de análise profunda de ferramentas e métricas, aprimorar fluxos de trabalho e processos em mídia digital, além de buscar modelos para rentabilizar seu negócio. Por meio de aulas expositivas e palestras com empreendedores, o aluno será capaz, por exemplo, de identificar por quais razões há companhias de tecnologia que, com estratégias agressivas, conseguiram dominar rapidamente um mercado em que não havia sequer um dono.

O curso será ministrado por excepcionais profissionais na área — a descrição de cada professor está a seguir. As aulas acontecerão às terças e quintas (19h10 às 22h45) e tem previsão inicial para setembro. O investimento total é de 06 parcelas de R$ 764,00. Para informações sobre matrículas, acesse o link sobre o curso. Descontos em parcerias com empresas são tratados diretamente com a FAAP. Dúvidas, entre em contato por e-mail: rafaelsbarai@gmail.com. A expectativa é que, em meados de agosto, uma palestra seja ministrada para apresentar mais detalhes do curso.

Professores
Alec Duarte: jornalista e professor universitário com especialização em jornalismo multimídia pela Universidade de Navarra. Edita o blog Webmanario, referência no tema. Foi editor-adjunto de Política do jornal Folha de S. Paulo e editor de mídia social e interação no G1, o portal de notícias da TV Globo. Hoje, é diretor de estratégia digital da FSB

Ana Brambilla: jornalista, doutoranda em Comunicação e dedica-se a processos colaborativos no meio digital desde 2003. Foi editora de conteúdo e mídias sociais nas editoras Globo e Abril e no portal Terra. Professora na Faculdade Cásper Líbero e na FAM, também é organizadora dos ebooks Para Entender as Mídias Sociais volumes 1, 2 e 3.

Carlos Lemos: Desenvolvedor, Designer, Quadrinhista e Jornalista, formado em Artes Plásticas com bacharelado em Multimídia/Intermídia pela USP. Foi designer de novos produtos e infografista no Estadão.com.br, e fundador do coletivo de quadrinhos O Contínuo onde atuou como editor, designer e roteirista. Hoje é líder dos desenvolvedores da redação do GloboEsporte.com e junto a equipe venceu diversos prêmios de jornalismo digital entre eles Malofiej e SND Best of Digital Design.

Daniel Grossi: cofundador da Liga Ventures, primeira aceleradora com foco em conectar startups e grandes corporações no Brasil, trabalhando com empresas como Porto Seguro, Cisco e Plug and Play Tech Center (Vale do Silício). Professor de Digital Analytics e Métricas Digitais na ESPM. Formado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP e pós-graduado em Comunicação Digital, é Mestrando em Empreendedorismo pela FEA-USP. Foi responsável pela área de Digital Analytics da Editora Abril e um dos responsáveis pelo projeto da Abril Plug and Play no Brasil.

Jadyr Pavão Júnior: jornalista, é editor de mídias sociais e gerente de projetos editoriais do site da revista VEJA, com passagens pelo Valor Econômico e revista Época. Ajudou a criar o LivroClip, startup de educação que usa ferramentas digitais para fomentar a leitura entre crianças. Cursa o Mestrado Profissional em Empreendedorismo, na FEA/USP, onde desenvolve projeto sobre inovação

Marcelo Soares: primeiro editor de Audiência e Dados na imprensa brasileira, no jornal Folha de S.Paulo. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e leciona técnicas de análise de dados para jornalistas desde 2003.

Mauricio Tortosa: ex-diretor-geral da OgilvyOne, atuou recentemente como Chief Strategy Officer (CSO) da agência DPZ. Foi diretor de vendas do portal MSN, da Microsoft, nos EUA; diretor comercial do MSN no Brasil; diretor comercial do portal Zip.Net; e mídia em agências como WMcCann e Euro RSCG.

Rafael Sbarai: jornalista, Mestre em Tecnologia, Mercado e Jornalismo Digital pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização e inovação e comercialização pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). É integrante da equipe de Produto do GloboEsporte.com, e professor de Jornalismo Digital do programa de graduação e pós-graduação de Comunicação da FAAP. Lecionou na pós-graduação de Jornalismo Contemporâneo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sidclei Sobral: Formado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco, é webdesigner sênior de VEJA.com. Com 16 anos de experiência em design de notícias, esteve à frente da área de design do JC OnLine, portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação de Pernambuco, e coordenação de Webdesign na Gerência de Criação da EBC — Empresa Brasil de Comunicação, em Brasília. Vencedor de diversos prêmios de jornalismo digital nacionais e internacionais, entre eles, o Caixa, Embratel, Senai, Malofiej e Nuevo Periodismo.

Foto: Dennis Skley

--

--

Journalist, Digital Product Manager at @CartolaFC (@RedeGlobo) and Fantasies Games, Business Model And Digital Journalism Professor at @FAAP and @CasperLibero